"Ando devagar porque já tive pressa..."

"Ando devagar porque já tive pressa..."
"Ando devagar porque já tive pressa..."

16/09/2020

De ser plural

Em Adélia ,vi Inácia, minha colega das séries iniciais, nas Lourdinas. Menina negra, que não conseguia brincar de roda, simplesmente porque a única criança que aceitava pegar em suas mãos era eu.

Em Ivone, vi meu medo de me expor em concursos para professor... Medo de me expor na hora de concorrer. Sei que sou boa em sociologia e antropologia, adoro uma sala de aula - me sinto  no lugar e momento certos- consigo trabalhar os conteúdos de forma a tornar agradável o processo ensino/aprendizagem. Mas me tirem de uma seleção com aula expositiva. Sou capaz de gaguejar, quanto mais travar a voz, o raciocínio e a vontade de viver. 

Em Lígia, vi meus momentos, ora ousados, ora recatados... Quando sinto vontade de, muitas vezes, ir além do que socialmente é esperado de mim. A oscilação entre a esposa, mãe, profissional, mulher plural e complexa.

Em Tereza, vi minha competência, nem sempre aparente, minha condição de mulher amável e amante, meu jeito de crer na pluralidade de formas de amar e de se relacionar ...

Em Malu, vi um pouco da criação que tive, dos cuidados paternos, na vocação para a verdade das coisas... Mas vi também o que eu não sou capaz... Malu realmente transforma em possibilidades tudo o que lhe obstaculariza os caminhos. Apesar de ir à luta e de não ser do tipo que chora o leite derramado, estou longe de ser audaciosa e prática como Malu.

Mas sou eu e gosto muito do que sou - em contínuo processo de construção e reconstrução, vir a ser permanente...


Lola, baseada nas personagens da série Coisa mais linda.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog