"Ando devagar porque já tive pressa..."

"Ando devagar porque já tive pressa..."
"Ando devagar porque já tive pressa..."

02/06/2020

Envelhecer?

Sempre ouvi dizer que envelhecer é ficar velho, usado, desgastado, próximo do fim. Preferi pensar que o fim, nem sempre chega com a "velhice". Se chega ao fim quando se desiste de viver, seja literalmente, seja simbolicamente. Bem como, pode-se chegar ao fim ainda jovem. Temos notícias de muitos jovens e crianças que já se foram dessa vida.
Pensando assim, passei a refletir sobre meu próprio envelhecimento próxima aos 40 anos. Hoje, aos 55, me percebo dentro de um processo de envelhecimento, mas longe ainda, de ser velha, propriamente dita, de acordo com a visão da sociedade.
Há 13 mêses, me submeti a uma cirurgia bariátrica, que me ajudou   a perder mais de 40kg, o que me permite perceber que hoje minha aparência está mais jovial que há 10 anos.
E então, como considerar apenas o passar do tempo como propciador de deterioração do corpo, que nos faz sermos vistos como velhos, se existem outros fatores que provocam tal deterioração, aparência ou mobilidade limitada?
Bem, não vou aprofundar essa reflexão, apenas expor minha impressão que não apenas a idade nos envelhece. Circunstâncias de doença, acontecimentos, sofrimento, também nos tornam mais velhos, embora a idade seja realmente o referencial social.
Como me sinto aos 55 anos? Como alguém que viveu bem até aqui e que deseja continuar vivendo bem. A noção de viver bem tem mudado um pouco e isso me faz alterar meus planos, aqui, acolá. Porém, o gosto pela vida, me inspira a querer mais e mais.
Vou seguindo, dentro da minha lógica de viver bem, "não desejando mal a quase ninguém", como diz Lulu Santos. Pois entendo que as relações que estabelecemos favorecem ou não, ao nosso bem estar. E buscando me conhecer cada vez mais, tendo assim, uma base para conhecer as pessoas com quem me relaciono.
Aposto no amor, como sempre fiz, para tornar os dias agradáveis. Embora entenda que, nem sempre o amor é reconhecido se não for romanceado. E o que tenho feito é justamente aceitar que, não é necessário a um sentimento tão nobre o véu do romance.
Envelhecer, pra mim, é processo de auto conhecimento, que ajuda no conhecimento sobre o mundo em que vivo e que pretendo melhorar. E pra isso, é necessário arriscar alguma coisa. E isso depende do momento.
Então ouso, às vezes, arriscar. E faço isto na espectativa de não estagnar, pois se o fizesse, aí sim, me sentiria envelhecida.
Viver é bom e eu curto muito.
Gostei de viver a infância, a adolescência, a juventude... Agora, busco me preparar pra viver a " velhice"... Espero que a alegria de viver, que me acompanha desde sempre, não me decepcione. Sei que muito depende de mim, como em qualquer relação. É isso - pra mim, o envelhecimento é relacional. Então, no que tange à minha participação na relação com o envelhecer, posso dizer que me sinto aberta. Acredito que isso facilita muito as coisas.
Avante!

Maria do Rosário Nascimento Araujo

Um comentário:

Unknown disse...

Legal prima, cheiro p tú..

Arquivo do blog