"Ando devagar porque já tive pressa..."

"Ando devagar porque já tive pressa..."
"Ando devagar porque já tive pressa..."

29/06/2020

São João tá diferente

"São João tá diferente, tá melhor..." Cantarolo, enquanto reflito e questiono: Será mesmo que está melhor? Diferente, sabemos muito bem que está. Daí a achar melhor, vai do entendimento de cada um, e claro, a percepção individual é marcada sobremaneira pelo social.
Como paraibana e campinense, tenho me emocionado muito com as manifestações juninas possíveis. Em tempo de pandemia e distanciamento social, consigo enxergar um sentimento de pertencimento nada distante. A ancestralidade, o costumeiro, o cultural, têm sido fortes apelos e muito têm me tocado.
Não temos tido as fogueiras, os fogos de artifício, mas temos lives. E entre elas, a do @saojoaodecampinagrande  @saojoaodecampinagrande2020 e a de @gilbertogil , em pleno aniversário dele, me tocaram sobremaneira. Chorei e vi meu pai, no pai que é "Seu Gilberto"- carinhoso, atencioso, babão das crias.
Me emociono demais ao ver algumas lives de artistas renomados e tenho tido oportunidade de conhecer outros, apartir dos acessos via internet.
Foi o que aconteceu em relação a @yassirchediak , que venho acompanhando em lives diárias. Bem como com @fabioperonbandolim , que me foi apresentado justamente numa das lives de Yassir. São artistas que merecem, e muito, esta definição; Artista - "Aquele que tem habilidade ou vocação artística".
O segundo citado, Fábio Peron, vem me seduzindo, no sentido amplo da palavra, e me faz querer sempre conhecer um pouco mais de seu fazer artístico. Quando penso que não mais me surpreenderá, visto que já me admira o seu talento e carisma, a capacidade de conversar com os internautas enquanto toca, em atender pedidos de músicas para tocar, de reservar a sexta feira para o que ele e seus seguidores chamam de "Buteco do Peron", ele me veio com algo espetacularmente maravilhoso, nesta sexta feira 26/06/20 - a improvisação de uma composição, que ganhou um nome sugestivo, a partir de uma geleia de pimenta que fiz, enquanto assistia sua live, e ofereci.
Com "um olho no peixe e outro no gato", minha geleia de pimenta passou do ponto, mas, além de ser aproveitada, já que não costumo descartar nada, mas aproveitar o máximo que posso de cada coisa, seja ela como for, o que resultou, além do doce picante, foi aquilo que passou a ser eternizado na poesia tocada pelo jovem bandolinista.
Deliciosa! Este é o meu parecer sobre a live, a música e, por que não dizer, sobre a geleia de pimenta.
Aguardo ansiosamente pela próxima edição do buteco, onde é servido, além de música boa, aconchego, por parte de todos envolvidos, entre os quais destaco os pais do menino Peron, @peron.italo e @verahelenacury , @elmedeiros13 , @marihambrosio , @ViArrais , entre tantos, que não dá para citar.
Sexta feira tem mais buteco, o que significa que, a emoção sobre a qual falei lá no início da crônica, estará garantida.
Momentos envolvidos em arte nos elevam o espírito e transcendem em relação ao motivo primeiro de sua existência. Terminam se transformando em portais para um outro plano. Ou outros. São impregnados de possibilidades. E isso, pra mim, revela uma riqueza imensurável. Viajo da culinária à literatura, às séries de TV, às conversas virtuais com amigos, aos encontros e reencontros familiares diários, e assim vou me reconstruindo, tendo como plano de fundo o caos em que vive o meu país, dentro de um cenário mundial também caótico e triste, mas que, como tudo nesta vida linda, que Deus nos presenteou, passível de transformação.
E é o sentido filosófico que imprimo em tudo o que vivencio que me faz acreditar que tudo isso vai passar... E que o novo que está sendo construído pode vir a ser melhor.

Lola, em 27/06/20, (envolvidíssima com tudo o que se refere ao tempo de quarentena e emocionada com esse São João diferente, mas não melhor.)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog