"Ando devagar porque já tive pressa..."

"Ando devagar porque já tive pressa..."
"Ando devagar porque já tive pressa..."

29/06/2020

Uma aventura sem fim

Hoje é dia de São Pedro. Acordei pensando em como desfrutamos a noite da véspera, comumente comemorada com muita alegria, fogueira, comidas típicas, fogos e, geralmente, outros sentimentos que transcendem a alegria do momento.
Curtimos como pudemos a noite passada, com a visita breve mas muito significativa e feliz, dos netinhos, da filha caçula, do genro querido. Foi uma noite de São Pedro meio diferente mas com seu próprio encanto.
Hoje, muito cedo despertei. E não só do sono. Preparei meu café e vim pra frente da TV, buscar a série que tem me enfeitiçado - a "Coisa mais linda" de se ver!
Com tantas cenas impactantes, outras nem tanto, mas que me impactam mesmo assim,  com diálogos magníficos, cujas frases de efeito, por mais que eu não as decore, ficarão impregnadas em mim, ou até mesmo, quem sabe, já estejam, visto que me remetem a um tempo onde eu redescobri minha afinidade com a temática das "relações de gênero", ao ser apresentada formalmente a ela, lá na graduação em Ciências Sociais,  quando professores como @CristinaMarin e @DurvalMuniz, marcaram minha trajetória acadêmica.
Hoje, nesta data simbolicamente importante e repleta de reminiscências, lembro da minha vida, da infância até o lugar e momento em que ora me encontro. Sinto prazeres vários, que me despertam pra o lado bom da vida. E são tantos... Não dá pra colocá-los assim, no singular.
Este momento histórico que vivencio, com tantos problemas no âmbito coletivo e que, claro, afeta o particular, me presenteia também com momentos muito ricos. Tento aproveitá-los na medida do possível. E tal medida sempre pode ser alterada, pra mais e pra menos. Vou driblando os prós e os contras até chegar na alegria necessária à minha sobrevivência. Até "escapar" do caos e construir caminhos possíveis, dentro da mesma lógica que construí memórias que hoje me dão suporte.
A vida é "uma aventura sem fim"... Eis uma frase de efeito, destacada da série em foco. Sob pena de esquecê-la, guardo-a como título desta crônica. As demais, guardarei como tantas outras, que me fazem, vez por outra, voltar às descobertas da graduação, da participação no PIBIC, do mine curso sobre história do cotidiano, do mestrado em Sociologia... Ficarão impregnadas no etos, no meu jeito de ser e estar nesse mundo, que é social, cultural, histórico. E é, sobretudo, lindo, mesmo que as vezes eu chegue a duvidar.
Quando pensei em escrever, a inspiração vinha das mulheres da série, com as quais me identifico em alguns aspectos. E ia justamente transitar entre as similaridades, tentando entender em qual delas eu me vejo mais. Terminei sem destacar nada disso e inveredei por outros caminhos... Pode ser que eu prossiga  a escrita deste texto... Ou quem sabe, escreva outra crônica a respeito...

Lola em 29/06/20 (sentindo além do que escrevo, posto que é impossível cristalizar nas palavras todo o sentimento. Quem sabe, nas entrelinhas...)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog