"Ando devagar porque já tive pressa..."

"Ando devagar porque já tive pressa..."
"Ando devagar porque já tive pressa..."

14/10/2010

Fênix

Tomei uma super dose da maravilhosa energia que senti ao ver o resgate dos mineiros no Chile e estou transbordando de otimismo e esperança que dias melhores podem vir.

Ao ver pela TV o trabalho minucioso (e isto é porque só vi o que se deu ontem), do resgate aos mineiros no Chile, me emocionei e me alegrei a cada homem resgatado. Ao mesmo tempo me vinha a sensação de que não estavam sendo salvas “apenas” aquelas 33 vidas. Passou-me pela cabeça o questionamento: meu Deus, o que será que você quer dizer a humanidade com esse episódio? Sim, pois acredito que tudo tenha pelo menos um sentido nesta vida, se não vários. E cheguei ao ponto de perceber a resposta à minha indagação.

Acredito que ao permitir que aquelas pessoas ficassem confinadas por mais de dois meses sem perderem a esperança, demonstrando um alto poder de organização e solidariedade, Deus não agiu apenas em suas vidas, tornando-as mais significativas e refeitas. A sensação que tinha a cada homem içado com sucesso era de que a humanidade também estava tendo oportunidade de ser resgatada. De se repensar e se refazer a partir de um exemplo que, num primeiro momento, pareceu tão desastroso e horripilante e que, no processo, foi-se mostrando eficaz e sendo re-significado.

A humanidade tem jeito, pensei. E faço parte dela. Que posso fazer desde o dia 13 de outubro de 2010 para contribuir com essa corrente do bem que se iniciou no aparente fatídico dia em que houve o desmoronamento na mina? Foi então que resolvi escrever essa crônica. Ela é simples, como as coisas que valorizo e por isso mesmo, acredito na possibilidade que ela pode ter, se lida, se levada a sério. Esta será, além dos comentários que certamente farei em sala de aula ou em sala de visitas sobre este evento, a minha contribuição para enaltecer a força que tem a FÉ, a ESPERANÇA, o TRABALHO EM EQUIPE, o FOCO, a BOA VONTADE e os demais pontos que fizeram desta, uma guerra de PAZ e AMOR ao próximo.

Que consigamos aprender com a lição e que desde já repensemos a vida, reconstruamos os valores morais e éticos e digamos SIM a um estilo de vida mais humanizado, como foi a experiência vivida pelos 31 mineiros, pelo povo chileno e pelas autoridades daquele país, que deram um banho de cidadania e de solidariedade “humana, demasiada humana”. Sejamos fênix e alcemos vôos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog