"Ando devagar porque já tive pressa..."

"Ando devagar porque já tive pressa..."
"Ando devagar porque já tive pressa..."

21/07/2008

Maria – Marias ou As sete roseiras e uma Maria Flor

Papai sempre se orgulhou das suas oito Marias; das Graças, Letícia, Eunice, José, de Fátima, do Socorro, do Rosário e de Lourdes.Interessante é que, apesar disto, costumava nos chamar a todas, de Maria Tereza.Isso acontecia quando ele nos pedia algum favor; um copo d’água, um corte de unhas, uma massagem nos pés...Muitas vezes, até brincávamos dizendo que este deveria ser o nome de alguma filha bastarda que deveria ter lá pelas bandas do cariri.Ele dizia que na verdade fazia isto porque ao chamar Maria Tereza qualquer uma poderia lhe atender.Astucioso o meu pai!Foi pensando nesse orgulho das oito Marias que eu, uma certa vez, plantei no meu jardim sete roseiras e em cada uma delas pus o nome de uma irmã.Elas ficaram muito felizes, mas o roseiral não teve vida longa.Escrevi As sete roseiras e uma Maria Flor, numa alusão a esse episódio.


Maria – Marias ou As sete roseiras e uma Maria Flor

Até poderia ter terminado o texto anterior assim; “abri a porta, apareci, a mais bonita, sorriu pra mim’’... Numa alusão ao que papai falou um dia pra mamãe; disse que adorava me acordar, pois eu abria os olhos e sorria...
Teria terminado assim, se eu fosse Maria das Graças – “a mais bonita mais da casa...” Ou Maria Letícia, aniversariante do dia, que como a primeira Maria já foi ate miss,
Ou se fosse Maria Eunice, autoconfiante, ou Maria José, aur concour em simpatia, quem sabe Maria de Fátima que como toda fragrância nobre se alocou em um “pequeno frasco”,
Ou Maria do Socorro, que, quase sem nenhuma vaidade, não faz segredo do quanto aprecia as covinhas que aparecem com seu sorriso.
Ah, e se eu fosse Maria de Lourdes então? – a perfeição – sinônimo de rosto bonito, que puxou a mãe...
Mas sou a sétima Maria e embora vaidosa, essa característica não é a maior ênfase do meu multe facetado leque de possibilidades...
Sou Maria que se abre em flor, que se abre em riso, que se abre em amor...
Amor perfeito? Não sei. Mas amor direito, de fato, um amor de flor.
Embora ausente dos canteiros das sete roseiras, sou a que cuidou.
Sou só amor.
Vai ver foi isso que papai gostou...
Um sorriso, que se abre em flor e contagia a manhã que chega e que ele sempre fez de sol de primavera...
Marias... Maria... Tereza...

Nenhum comentário:

Arquivo do blog