"Ando devagar porque já tive pressa..."

"Ando devagar porque já tive pressa..."
"Ando devagar porque já tive pressa..."

21/07/2008

O que é isto que chamamos identidade?




Quando dizemos que nos identificamos com alguma coisa ou com alguém, é porque encontramos no objeto de identificação uma parte de nós mesmos.Identidade é isto,a transferência de características que supomos nossas para alguém,algum objeto ou lugar.
Eu diria que identidade é a parte de mim que compõe o universo no qual estou inserido;algo que não se dá de forma natural, mas que como qualquer outro aspecto da vida social é construída com minha colaboração, já que eu faço parte desse todo que é a sociedade. Portanto, identidade é também a parte do universo que me compõe. É algo que vai além das aparências,das obviedades; é recoberta de sutilezas,de minúcias, de nuances. que a permitem ser oscilante,transitória,um eterno “vir a ser”.
Não foi por acaso que me debrucei sobre a canção de Geraldo Azevedo, na tentativa de exprimir o que me vem à cabeça ao abordar o tema identidade. A letra de Casa Brasileira me remete a essa questão, ou seja, eu me identifico com ela no tocante às questões relativas a este tema.Talvez porque ela diga muito do que sou, enquanto pessoa marcada sobremaneira pelos laços de família.Família grande!E que tem sua sede numa casa, que, embora não tenha exatamente as características da citada na canção, não deixa de ser tão marcante e repleta de reminiscências quanto a mesma.Posso até dizer que ela “está dentro de mim”, porquanto eu também estou dentro dela.
Identidade é, pois, esta via de mão dupla que nos permite introjetar as coisas, a ponto de podermos questionar se elas poderiam existir de outra forma, dada a “raiz que existe em nós”.
Não podemos, no entanto, perder de vista que, essa raiz, por ser material inflamável, é suscetível à queima e esta, do ponto de vista simbólico, sugere o novo que está por vir através das cinzas, tal qual uma fênix, num eterno devir.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog